top of page
  • Writer's pictureABPI

É possível se preparar para momentos difíceis?

Por Camila Amaral, Psicóloga



Antes de responder essa pergunta, quero alertar para o fato de que o texto a seguir foi escrito para pessoas que estão, apesar das grandes incertezas e angústias do momento, minimamente aptas para se analisar e projetar mudanças em seu momento atual e futuro.


Aceite que não temos controle de tudo


Tempos difíceis fazem parte dos ciclos da vida e, por isso mesmo, precisamos nos preparar para eles. Não é como esperar pelo pior, mas sim saber que a vida contém, em sua própria natureza, a imprevisibilidade. Diante disso, algo importante de se lembrar é: não estamos no controle. Nossa ilusão e expectativas de saber exatamente o que vai acontecer com a realidade que está fora de nosso controle, nos fazem sofrer. Portanto, aceitar que momentos difíceis existem e não criar resistência contra eles é o primeiro passo para começarmos a lidar de forma mais consciente com a situação.

Uma vez encarado isto, já podemos modificar a realidade que está ao nosso alcance de ser transformada, como por exemplo trabalhar em nós mesmos. Dar a si a oportunidade de se reinventar, de conhecer seus sentimentos mais íntimos sem medo, de entender o que pensa sobre si e sobre os outros, de encontrar suas principais crenças, de refletir se elas estão alinhadas ao seu Ser e a quem você quer ser daqui em diante, de procurar uma nova perspectiva para ver as coisas... tudo isso exige coragem, não só para encarar mas também para modificar o que não está nos fazendo feliz. E para olhar o mundo com novos olhos, precisamos nos se desfazer do velho e abrir novas fronteiras na nossa consciência .

Um olhar para os aspetos práticos


Estar confinados em quarentena também nos leva a perceber o quanto precisamos nos educar para resolver aspectos práticos em nosso dia a dia, como por exemplo a criação de uma rotina balanceada e saudável (incluindo estudos, boa alimentação, exercícios físicos, lazer, conversa com amigos e familiares, descanso...). Vale a pena também ressaltar a importância de se desenvolver uma reserva financeira, mínima que seja, para momentos como este, pois nunca sabemos o que pode acontecer amanhã, essa é a realidade. Portanto, além de pensar positivamente, precisamos também desenvolver ações reais que nos preparem para às adversidades quando elas baterem à porta.


Crise = oportunidade


Em resumo, crises são momentos perfeitos para evoluir, mas para isso acontecer, precisamos olhar para o nosso interior com honestidade. Você pode começar agradecendo ao universo pela vida (isso muda o seu estado emocional) e tentando resistir à atitude (muito humana) de se colocar no papel de vítima e de se compadecer de si mesmo, pois isso te distancia da oportunidade de assumir a responsabilidade por aspectos que estão ao seu alcance e podem ser alterados a seu favor. Somos nós quem precisamos mudar, e cedo ou tarde, isso vai se refletir na mudança das circunstâncias externas. Acredite na sua capacidade de superação de todo tipo de adversidade. E peça ajuda (de profissionais, amigos, familiares) sempre que precisar.



 

Sobre a autora: Camila Amaral é psicóloga pela Universidade Mackenzie desde 2006, e trabalha como psicóloga clínica em Dublin desde 2017, atendendo à comunidade brasileira em suas mais diversas demandas por saúde mental e emocional.


16 views0 comments
bottom of page