Por Caroene Santos Murray, Psicóloga.
O conceito de rede tem diversas acepções. A partir do seu significado mais amplo (uma rede é uma estrutura que tem um padrão que a caracteriza e que possibilita a inter-relação dos seus nós).
Uma rede de apoio, por conseguinte, é uma estrutura que dá algum tipo de contenção a algo ou alguém. A ideia costuma referir-se a um conjunto de organizações ou entidades que trabalham de maneira sincronizada para colaborar com alguma causa.
Contar com uma boa rede social de apoio vai nos ajudar a manter a nossa saúde psicológica fortalecida. A proteção que a rede te traz é um fator importante para enfrentar o estresse e angústias atenuando seus efeitos negativos na nossa saúde, tanto mental como física.
Existimos para gerar auto-consciência e responsabilidade sobre a nossa própria vida. Para isso, é necessário realizar um processo de aprendizagem e passar por inúmeras situações onde ela é colocada em prática.
Ocupar-se de si mesmo não envolve uma atitude egocentrista, muito pelo contrário. Significa ter consciência plena de todas as nossas potencialidades e limitações. Ao experimentar a arte de cuidar de si ou o autocuidado, se potencializa a autorreflexão. Esta, por sua vez, conduz à consciência das emoções e à assimilação de experiências que integram o conhecimento e com isso podemos montar um aldeia inteira.
Em nossa caminhada de vida em construção encontrarmos nela os nossos pares, nossos grupos, os que nos entendem, nos ajudam e, acima de tudo, nos fortalecem. Esse fortalecimento significa não apenas que temos pessoas com quem contar, mas que também nos tornamos o ‘Nós’, a rede de apoio de alguém, pertencemos a uma rede de apoio! É inigualável esse sentimento de que, finalmente, pertencemos a algo.
O mundo é repleto de vários mundos, com diversas comunidades e redes. Sempre tem alguma para a gente criar vínculos amorosos, ser acolhida e acolher.
É exatamente esse sentimento de pertencimento que configura a existência da rede de apoio. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀
As redes se fazem infinitas...
Acerque-se de palavras positivas, escuta amorosa, trocas saudáveis, situações que lhe fazem bem, pessoas que a incentivem.
“Quem estará nas trincheiras ao teu lado?
‐ E isso importa?
‐ Mais do que a própria guerra.
Ernest Hemingway “
Bio: Caroene Santos Murray
Psicóloga Clínica - adulto e infantil e Psicóloga Perinatal e atua em sua clinica Tree of Life em Dublin.
Encontrou seu lugar de pertencimento no auxílio ao outro.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É formada em Psicologia pela UEL- Universidade Estadual de Londrina-Brasil e possui especialização em desenvolvimento/demandas infantis, ludoterapia e em Clínica Psicanalítica.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Caroene mudou-se para a Irlanda em 2010, e completou Mestrado em Estudos Psicanalíticos pela Universidade Trinity College Dublin- Irlanda.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por seu trabalho ter uma demanda mista no exterior acabou também se especializando na área da Psicologia Perinatal e do Puerpério, área que atua e tem um cantinho especial em seus estudos e aperfeiçoamentos profissionais no momento, além de questões do expatriado.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O trabalho de Caroene na Irlanda visa acolher com carinho as demandas individuais e coletivas de crianças, adolescentes, adultos, casais, famílias, pais e mulheres no pré, durante e pós maternidade (perinatalidade e puérperio).⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Oferece também consultoria parental para lidar com questões da primeira infância e da parentalidade e Pré-natal psicológico.
https://www.tolclinic.com/
instagram.com/treeoflifeclinic_/
Comments